Resumo do filme: "DNA: O preço da evolução."
O documentário tem como título primitivo:" DNA, The promise & price" e foi produzido nos USA por Ian Barnes.
Foca a importância do DNA e da ciência genética como principais contribuintes para a obtenção de uma vida longa e saudável.
O DNA (" Matéria prima do século XXI" ), também conhecido como o único código da vida, foi decifrado por Watson e Crick.
A promessa da ciência genética é acabar com as suposições e chegar a certezas relativamente aos diagnósticos das doenças, "mas como, com dezenas de milhares de genes no corpo humano, é possível encontrar aquele que deu errado?"
50 letras a cada passo, 1500 km seria o que teríamos que percorrer para a consulta integral do nosso código genético.
O projeto genoma humano, que tinha como objetivo encontrar e registar cada gene do nosso corpo foi lançado e o seu objetivo alcançado.
Agora, todos os genes do nosso corpo encontram-se catalogados, uns importantes e outros "aparentemente inúteis".
As doenças com base nas mutações de cada gene específico são desconhecidas, mas quando a sua descoberta for feita, o que acontecerá quando formos adquirir um imóvel, um seguro de saúde ou um trabalho? As doenças que teremos irão ser conhecidas... A informação genética de cada um deverá ser confidencial ou partilhada? Esse é um dos grandes dilemas da genética.
O diagnóstico genético pré-impantação é mais um dos temas que gera grande polémica a nível da genética, sendo que será justo trazer um bebé à vida, através da manipulação da genética, com o objetivo de salvar a vida de outro? Essa é uma das ideias menos aceites pela população questionada.
Apesar da rápida evolução da genética "Só sei que nada sei" é uma das frases que melhor caracterizam os progressos alcançados pela genética nos últimos anos.
A promessa da manipulação dos nossos genes pela ciência genética está a ser concebida aos poucos, sendo a terapia de genes um dos exemplos.
A terapia de genes consiste na implantação de um novo gene no núcleo das células afetadas através de um vírus (não sendo, no entanto, um processo fiável).
A genética avança também com a terapia da célula tronco que tem como objetivo regenerar e reparar diferentes tipos de tecido.
"Reciclar as células" é o conceito inovador da terapia de genes. Por exemplo: vulgares células tronco são utilizadas para a substituição dos glóbulos brancos, passando a exercer as suas funções.
O objetivo deste tipo de terapia é, através das células tronco embrionárias (sendo que são as únicas com a capacidade de "ligar/desligar" os genes correspondentes aos das células que pretendem substituir) regenerar todos os tecidos e órgãos que se encontram afetados no ser humano.
As células tronco embrionárias são extraídas de embriões que são destruídos no decorrer desta extração, o que gera um grande dilema: Será que esse embrião tem os mesmos direitos que um ser humano? Grande parte da polução pensa que sim, o que faz com que as investigações a nível das células embrionárias sejam restritas e cada vez mais reduzidas.
Para concluir, a clonagem de um ser humano foi o último tópico abrangido pelo documentário.
A clonagem embrionária tem como fim a criação de uma cópia exata de um ser humano a partir de poucas células.
A ética e a genética discordam em muitos pontos face a investigação, mas "estamos na era da genética" o que fará com que haja um grande salto a nível da genética e da melhor compreensão do nosso DNA nos próximos anos.
© 2023 by MATT WHITBY