Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas são formadas a partir do magma.
O magma é uma mistura silicatada, que esta localizada na astenosfera e cujo estado se aparenta com o estado pastoso. É uma mistura de gases e encontra-se a temperaturas superiores a 500ºC. É formado devido à fusão dos materiais constituintes do manto e da crosta.
TEXTURA
As rochas magmáticas possuem diferentes texturas, dependendo do local da litosfera em que são consolidadas.
a) rochas vulcânicas ou rochas extrusivas, formadas à superfície
tem textura vítrea (vidros vulcânicos).
São demonimadas vítreas quando os minerais não são visíveis a olho nu e quando alguns dos minerais são visíveis à vista desarmada, são denominadas hemicristalinas.
-b) intrusivas: formam-se em maiores profundidades e possuem textura holocristalina
-c) formam-se em profundidade menores que as intrusivas, podendo possuir textura holocristalina ou microgranular.
A existência dos fenocristais indicam-nos que houve vários tempos de cristalização, um lento em que os cristais tiveram tempo de se desenvolver e outro, quando o magma ascende, os restantes minerais cristalizam, praticamente ao menos tempo, indicando-nos que a cristalização foi fracionada.
A quantidade de sílica permite classificar os magmas em:
a)pobres de sílica: magma basáltico
b)intermédios e ricos em sílica: magma andesítico
c)ricos em sílica: magma riólitico.
ORIGEM
Quanto à origem o magma basáltico provém da fusão dos materiais do manto, formados por peridotitos e diz-se primário, o riolíticoporque provém da fusão das rochas da crosta são os magmas secundários.
TONALIDADE
As rochas básicas (basalto) e as ultrabásicas (peridotitos), têm maior quantidade de minerais ferromagnesianos (minerais máficos - magnésio +ferro) que são escuros e por isso conferem à rocha uma tonalidade escura, designando-se por rocha melanocrata.
As rochas ácidas (granito) têm maior quantidade de sílica, os minerais são claros (félsicos - feldspato + sílica) e a tonalidade da rocha éleucocrata.
As rochas de composição intermédia, têm aproximadamente a mesma quantidade de minerais félsico e máficos e diz-se que têm tonalidade mesocrata.
Cristalização e diferenciação de magmas
Quando o magma começa a arrefecer com a diminuição da temperatura, dá-se início à cristalização, ou seja à formação dos minerais. Este é um processo lento para que os mineria tenham tempo de cristalizar e formar vidros.
Os minerais não se formam todo ao mesmo tempo, primeiro cristalizam os de ponto de fusão mais elevado, que são aqui também os mais densos, e em seguida os com o ponto de fusão menos elevado, até aos com o ponto de fusão mais baixo tambem cristalizem.
As temperaturas dependem da profundidade e variam entre os 500º aos 1500ºC.
O mineral ao arrefecer pode ser decomposto e dar origem a novos minerais até à sua cristalização definitiva.
DENSIDADE
A densidade do magma varia principalmente em função do conteúdo em sílica (SiO2). Assim, magmas de composição básica, sendo mais pobres em sílica, têm uma densidade mais elevada e os magmas de composição ácida menos densos, pois são mais ricos em sílica.
VISCOSIDADE
A viscosidade do magma é mais elevada nos magmas ácidos do que nos magmas básicos.
No que respeita à temperatura de fusão, estas são mais altas nos magmas básicos, podendo atingir aos 1500º C, enquanto que nos magmas ácidos rondarão temperaturas de fusão entre os 700 e os 900º C.
SÉRIES DE BOWEN
Bowen criou duas séries, uma contínua e uma descontínua que ordenam os mineria de acordo com o arrefecimento das rochas em que estão a cristalizar e das que ainda se encontram em solução.
-A série contínua mostra que a reação entre o material cristalizado e a solução não origina minerais diferentes (minerais isomorfos) diferindo apenas nos teores relativos dos elementos químicos (por serem semelhantes na dimensão e em carga) que entram na sua composição.
A série contínua é a família das plagióclases que varia entre a anortite (plagióclase cálcica) à albite (plagióclase sódica), passando pela Bitaunite , Labradorite , Andesina, Oligóclase.
-A série é descontínua quando quando a reação dos materiais cristalizados e as substâncias em solução, originam minerais diferentes.
Diferenciação gravítica é a distinção entre os materiais mais e menos densos, sendo que os mais densos ficam por baixo e os menos densos por cima.
Diferenciação magmática é uma combinação entre a cristalização fracionada e a adiferenciação gravítica.
Se a fusão do magma for parcial, partes sólidas podem ficar retidas no magma, originados os encraves ou xenólitos.
Os minerais essenciais são os que caraterizam a rocha e os acessórios são os que estão presentes na rocha mas que não a caraterizam.
© 2023 by MATT WHITBY