Energias Alternativas
Energias alternativas
Energia nuclear
A reação de fissão (no reator) ocorre quando os átomos de urânio se separam em átomos mais pequenos numa reação em cadeia, que origina grandes quantidades de calor.
Na imagem pode ver-se o núcleo do reator, onde é colocado o urânio, e uma série de tubos, que constituem o reator de água pressurizado, e que usa água pressurizada para transferir calor e arrefecer o reator. A água aquecida transfere a sua energia para um outro sistema onde o vapor é produzido.
O núcleo do reator está localizado num compartido reforçado com um revestimento a aço, com uma grande espessura.
Para controlar o processo, as paredes do reator são feitas de um material que absorve neutrões.
PWR divide-se na parte primária e secundária, cujas águas não se misturam. A elevada temperatura da primeira água permite que esta alcance temperaturas elevadas, sem entrar em ebulição. O calor do primário passa para o secundário, no gerador de calor. Como a parte secundária está a uma pressão mais baixa, esta transforma-se em vapor, o que faz a turbina funcionar.
Como todo este processo é radioativo, há vários cuidados a ter.
-
Barreiras físicas, que impeçam a passagem de radiação;
-
Sistema de segurança sofisticado, que deteta quaisquer pequenas alterações;
-
Monitorização constante, por parte de técnicos e engenheiros nucleares;
-
Deteção de intrusos;
-
Barreiras anti-bala, nas zonas mais críticas;
-
Segurança e patrulhamento nas proximidades.
Algumas desvantagens:
-
Gera lixo radioativo, de difícil destruição;
-
Os reatores têm um curto período de vida útil, findo o qual têm de ser substituídos;
-
Estas substituições recorrentes de reator levam ao aumento do preço da energia produzida;
-
Embora tenha um sistema muito avançado de segurança, muitas decisões são tomadas por seres humanos, e estes cometem erros, conhecidos por acidentes nucleares.
Apresenta algumas vantagens:
-
As centrais nucleares funcionam durante um grande período de tempo e estão preparadas para trabalhar por longos períodos de tempo seguido (só após 540 a 730 dias é que precisam de ser encerradas para ser adicionado mais combustível);
-
Têm um sistema de segurança muito sofisticado, que encerra a central caso os níveis permitidos sejam excedidos, muito antes de as margens de segurança serem excedidas;
-
Não depende das condições climatéricas ou económicas;
-
Com uma pequena quantidade de combustível, obtém-se uma grande quantidade de energia;
-
Tem um pequeno impacto ambiental, pois não libertam gases tóxicas e necessitam de um pequeno espaço.
Energia solar
A energia solar funciona segundo o princípio de transformar a energia da radiação solar em eletricidade ou em aquecimento.
Energia fotovoltaica
Mostrar o circuito. Os painéis fotovoltaicos são constituídos por pequenas células, feitas de um material semicondutor, como o silício, ou seja, só conduz eletrões se for exposto a altas temperaturas. Essas células estão colocadas em 3 camadas sobrepostas. Quando a luz solar incide, ocorre um movimento de eletrões, provocando uma diferença de potencial que origina uma corrente elétrica, que depois é conduzida até ao utilizador.
Energia solar (coletores)
Os coletores solares são constituídos por uma placa coletora, que absorve a radiação (normalmente de metal e preta), uma cobertura transparente, que provoca efeito de estufa e diminui as perdas térmicas, um material isolante, protege e evita perdas e uma caixa que dá estrutura e proteção. A energia absorvida pela placa é transformada em calor, que depois é transmitido ao fluido térmico que circula nos tubos. Este fluido aquecerá, depois, a água para consumo.
Vantagens
-
Quase ausência de poluição;
-
Não produz cheiros ou ruídos;
-
Requere baixa manutenção;
-
Elevado tempo de vida.
Desvantagens
-
Baixo rendimento;
-
Custos elevados de produção.
© 2023 by MATT WHITBY