Ciclo Celular
O ciclo celular é o processo responsável pela formação de duas célular-filhas a partir de uma célula-mãe.
O ciclo celular é feito em células diferenciadas para que desempenhem todas a mesma função.
Nas células somáticas dos organismos multicelulares eucariontes, a interfase, a mitose e a citosinese contituem o ciclo celular.
A interfase é composta por 3 fases:
a) G1: É o intervalo de crescimento da célula, sendo que os cromossomas ainda não se encontram duplicados e ainda não ocorreu a replicação do DNA;
b) S: É o intervalo em que ocorre a replicação do DNA e os cromossomas ficam duplicados;
c) G2: É o intervalo que representa o fim da interfase da célula-mãe e em que a célula se prepara para se dividir.
A mitose é a divisão nuclear na qual resulta a formação de dois núcleos exatamente iguais ao da célula que os originou.
A mitose é composta por 4 fases:
a) Profase: É o intervalo em que se inicia a condensação dos cromossomas, que vão ficando cada vez mais curtos e grossos. Os centríolos organizam o fuso acromático , formado por fibrilas de microtúbulos proteicos. O invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem;
b) Metafase: É o intervalo de tempo em que os cromossomas atingem o máximo de condensação e ligam-se pelo centrómero a algumas fibrilas do fuso acromático. Os cromossomas posicionam-se na zona equatorial do fuso com os respetimos centrómeros alinhados, formando a placa equatorial.
c) Anafase: É o intervalo em que se dá a divisão do centrómero e a separação dos cromatídeos irmãos, passando a constituir dois cromossomas independentes. As fibrilas encurtam e começa a ascensão, dos cromatídeos-irmãos, para polos opostos.
d)Telofase: É o intervalo em que o invólucro nuclear se organiza à volta dos cromossomas de cada polo e os nucleótidos reaparecem. O fuso acromático é desfeito, ocorre a descondensação dos cromossoma. No final desta fase, a célula possui dois núcleos, continuando a divisão do citoplasma para originar duas células-filhas.
A citocinese é o intervalo de divisão do citoplasma.
No final deste processo, as células possuem o mesmo número de cromossomas, tal como o mesmo material genético.
Imagem 1: Relação entre DNA e cromossomos nas diversas fases do ciclo celular.
Em G1 há apenas uma molécula de DNA; em S ocorre a duplicação do DNA; em G2, o cromossoma possui dois cromatídeos-irmãos; os cromatídeos-irmãos separam-se na mitose (M). Reinicia-se o ciclo.
© 2023 by MATT WHITBY